terça-feira, 1 de novembro de 2011

Proposta Pedagógica de Amália Simonetti




Proposta Alfabetizar Letrando tem como desafio: alfabetizar e letrar, com qualidade, as crianças do 1º ano do ensino fndamental Estado da Bahia.
Alfabetizar letrando significa propiciar ao mesmo tempo a aquisição da leitura e escrita e a inserção na cultura escrita; é possibilitar ao aprendiz a compreensão do sistemaescrito em/no uso das práticas sociais, culturais de leitura, oralidade e escrita e dos procedimentos nelas envolvidos: os procedimentos do falante, do ouvinte, do leitor e do escritor.

A linguística como ciência da língua/linguagem fundamenta a proposta didática. Para alfabetizar temos, necessariamente, de recorrer aos estudos da linguística que abarcam várias áreas: fonética, fonologia, morfologia, sintaxe, semântica, análise do discurso, sociolinguística e a psicolinguística.

Sociolinguística como Prática Social

de Linguagens Humanas



Bakhtin afirma que não basta apenas se apropriar do código alfabético. Os aprendizes precisam mergulhar na linguagem experimentando e vivenciando os sentidos dos enunciados, da comunicação verbal.

Alice no País das Maravilhas

A Lebre retrucou...

vejo o que como não é a mesma coisa de como o que vejo...

gosto de tudo que tenho não é a mesma coisa de tenho tudo que gosto...

respiro quando durmo não é a mesma coisa de durmo quando respiro...

Psicolinguística – a psicogênese da língua escrita


Os estudos de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky mostram que o aprendiz, até apropriar-se do sistema alfabético, formula várias hipóteses sobre a escrita.

Apropriação do sistema alfabético

Aprender a ler e escrever

Para a apropriação do sistema alfabético, é indiscutível a importância de se propor aos alunos atividades que provoquem reflexão metalinguística.

As atividades de análise fonológica para a reflexão da sonoridade/sílabas das palavras e as atividades de análise estrutural para a reflexão da composição das letras nas palavras.

Atividades de análise fonológicas para que ele compreenda que a escrita representa os sons das palavras...

Atividades de análise estrutural para que ele compreenda como a escrita representa.


ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA



MATERIAIS DIDÁTICOS PARA OS ALUNOS
























2 comentários:

  1. Parabéns a Equipe SEC, em especial as formadoras do Pacto pela Educação pela forma como vem conduzindo os trabalhos e pela disponibilidade dispensada em nos orientar. Estendo o mesmo comentário as colegas professoras que tão brilhantemente vem desenvolvendo as atividades proporcionando uma qualidade de melhor apendizado aos nosso alunos. Um abraço a todos!!

    ResponderExcluir

Passou por aqui, deixe sua mensagem: