Alfabetizar letrando significa propiciar ao mesmo tempo a aquisição da leitura e escrita e a inserção na cultura escrita; é possibilitar ao aprendiz a compreensão do sistemaescrito em/no uso das práticas sociais, culturais de leitura, oralidade e escrita e dos procedimentos nelas envolvidos: os procedimentos do falante, do ouvinte, do leitor e do escritor.
Sociolinguística como Prática Social
de Linguagens Humanas
Alice no País das Maravilhas
A Lebre retrucou...
― “vejo o que como” não é a mesma coisa de “como o que vejo”...
― “gosto de tudo que tenho” não é a mesma coisa de “tenho tudo que gosto”...
― “respiro quando durmo” não é a mesma coisa de “durmo quando respiro”...
Psicolinguística – a psicogênese da língua escrita
Apropriação do sistema alfabético
Aprender a ler e escrever
Para a apropriação do sistema alfabético, é indiscutível a importância de se propor aos alunos atividades que provoquem reflexão metalinguística.
As atividades de análise fonológica para a reflexão da sonoridade/sílabas das palavras e as atividades de análise estrutural para a reflexão da composição das letras nas palavras.
Atividades de análise fonológicas para que ele compreenda que a escrita representa os sons das palavras...
Atividades de análise estrutural para que ele compreenda como a escrita representa.
ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA
MATERIAIS DIDÁTICOS PARA OS ALUNOS
Parabéns a Equipe SEC, em especial as formadoras do Pacto pela Educação pela forma como vem conduzindo os trabalhos e pela disponibilidade dispensada em nos orientar. Estendo o mesmo comentário as colegas professoras que tão brilhantemente vem desenvolvendo as atividades proporcionando uma qualidade de melhor apendizado aos nosso alunos. Um abraço a todos!!
ResponderExcluirparabéns, vc é espetacular
ResponderExcluir